37 – Lanterna Verde – Ação Promocional lançamento do filme

4 fev

Mecânica da Ação Promocional

O stand ficará nos shoppings, e emitirá conteúdo via bluetooth (wallpapers e jogos para celular, etc) para os que forem abordados pelos promotores, que estarão vestindo um uniforme do lanterna verde. Aqueles que apresentarem o flyer na compra de combo família (pipoca grande + refri 500 ml), levam o copo promocional do Lanterna Verde pela metade do preço. Os “lanterninhas” das salas onde estiver passando o Lanterna Verde também vestirão o uniforme do super-herói.

Criação: Alexandre Azevedo e Natacha_O

Dê sua nota:
11 votes, average: 4,64 out of 511 votes, average: 4,64 out of 511 votes, average: 4,64 out of 511 votes, average: 4,64 out of 511 votes, average: 4,64 out of 5 (11 votes, average: 4,64 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading ... Loading ...



25 comentários to “37 – Lanterna Verde – Ação Promocional lançamento do filme”

  1. Artur 04. fev, 2010 at 11:30 #

    mto bom!

  2. Artur 04. fev, 2010 at 11:33 #

    complementando:

    finalmente um post com cara de lançamento de um filme.

  3. leo medeiros 04. fev, 2010 at 11:39 #

    só achei legal o stand.

  4. Publicitario_4Ever 04. fev, 2010 at 11:42 #

    A ideia foi super criativa,bem pertinente e a direção de arte muito bem pensada,pois curti a sacada da montagem do rosto do Ryan Reinolds e toda a finalização do projeto em si.Claro,alguém questionará quanto ao custo disso tudo e blá-blá-blá,porém acredito que o que deve ser analisado nessas peças,a priori é a criatividade,a pertinência,a fuga do lugar comum e a interatividade.

    Achei sensacional…5 Gasparzinhos é meu voto! =)

  5. Thiago Monteiro 04. fev, 2010 at 11:47 #

    Finalmente.
    Muito bacana, é isso que esse brief pediu.

  6. joaopitanga 04. fev, 2010 at 12:29 #

    Shoooooow de bola. Eu ia perturbar com esse anelzinho aí.
    Parabéns, dupla, saíram do quadrado.

  7. Jessin Tainara 04. fev, 2010 at 12:36 #

    Aeee, algo diferente! Achei a ideia bacana, mas se eu fosse o “lanterninha” do cinema, não me animaria em usar esse unifome… haha

  8. Thiago Monteiro 04. fev, 2010 at 12:37 #

    Porra, quem vier com papinho de verba e etc não entende o próposito do site. O negócio aqui é ideia. Nenhum D.C que já mostrei a pasta falou comigo: Ahh, isso aqui não tem como, seria muito caro. Pelo contrário, sempre me falaram pra soltar a mão mesmo, eles querem é criatividade.

  9. @alezev 04. fev, 2010 at 12:52 #

    Galera, primeiramente, valeu pelos elogios! Deu bastante trabalho essa arte, é muito legal ver que a galera gostou…

    Sobre os custos, acho que não são coisas tão caras assim. É o lançamento de um filme, esse tipo de coisa costuma ser feita (stand em shopping, brindes em lanchonetes, etc), acho que não é nada que extrapole!

    Leo, por que só o stand? Gostaria de ouvir seus comentários!

    Abraços,

    Alê

  10. Marcos Oliveira 04. fev, 2010 at 13:05 #

    Tudo bem legal, mas a redação…

    Esse “de que” realmente me incomodou. E “escolhidos a dedo” também. Mesmo assim, muito legal. Parabéns pelo trabalho!

  11. Nat 04. fev, 2010 at 14:39 #

    Marcos,
    o que te incomodou na redação? O ‘de’ não tá correto? Quem precisa, precisa ‘de’, não? Tentei ser correta, apenas.

    Mas o que te incomoda na redação em si? O ‘escolhidos a dedo’, poxa, eu gostei, porque remete à exclusividade daqueles que receberiam o press kit. Escolher a dedo, anel, hummm… nada a ver? hehe Pelo menos foi esse o pensamento.

    Jessin Tainara,
    realmente, eu fiquei apreensiva pensando nessa ideia do lanterninha. Mas custa nada ter lançado a ideia, né? Se só o promoter do stand usasse o uniforme já estaria de bom tamanho, na minha opinião.

    Sobre verba, caara, eu só vou criar pensando na verba quando eu já tiver essa verba definida, lá na agência. Em peças fantasma, a preocupação, acho eu, deve ser outra. Isso é uma coisa que sempre amarra a gente (falta de) verba. Na hora de criar os gasparzinhos, não quero usar esse tipo de amarra não! hehe

    Leo Medeiros,
    fiquei interessada na sua opinião a respeito das outras peças também, por que só gostou do stand? O que te incomoda nas outras? Críticas são MUITO bem vindas, elas mostram pra gente onde podemos melhorar. Solta o verbo, rapaz! ;)

    Quanto aos elogios, agradecemos! Valeu merrmo pessuaaar!

    =D

    beijos!

  12. Francisco 04. fev, 2010 at 15:01 #

    Putz! Achei muito legal e criativo… em matéria de diferencial você arrasaram. Mas na minha opinião transformaram o filme numa coisa muito infantil, que acho que não é esse o foco principal, levando em consideração que o Lanterna faz mais sucesso com um público mais velho, e que não vai querer ver os promotores vestindo um uniforme nem comprar um combo só por causa do copo em formato de lanterna. Isso agradaria um público bem mais infatil, que hoje em dia curte Ben 10, Kung Fu panda e etc… Levando em consideração os ultimos filmes nessa categoria de Heróis, superman, o Retorno, Batman, entre outros, acho que o filme do lanterna será para outra faixa.
    Quanto aos custos, concordo que isso não seja nada inviável, é algo muito bom e que seria perfeitamente utilizável. a direção de arte também foi muito boa, só não gostei realmente da infantilização da coisa toda.

    Parabéns!

  13. Mai 04. fev, 2010 at 16:30 #

    Gostei bastante, parabens!!! Mostraram que estão antenados: Blake Lively conseguiu o papel faz poucas semanas.
    Atual e pertinente!

  14. Thiago Monteiro 04. fev, 2010 at 16:44 #

    Minha infância já passou faz tempo, mas mesmo assim continuo me amarrando nesses brindes.

    (vou parar pq to defendendo vcs demais, haha)

  15. Felipe 04. fev, 2010 at 22:43 #

    Achei muito legal a arte, a idéia, mas acho também que poderia ser menos infantil.

  16. @alezev 05. fev, 2010 at 09:02 #

    Hahahahaha! Sensacional, Thiago! Valeu!

    Francisco, não acredito que seja infantil sugerir um produto como o copo. Se você for ver, TODOS os filmes do Batman até hoje tiveram copos de brinde como esse. Até mesmo Avatar, que está em cartaz, estava dando miniaturas dos personagens como brindes no Mc Lanche Feliz… O Lanterna Verde faz parte de uma geração de super-heróis que está sendo “resgatada”. Não é só para um pessoal mais velho.

    E mesmo que fosse, como disse o Thiago, eu adoraria um copo desses, rs!

    Marcos, também gostaria de saber melhor o que não gostou do texto!

    Valeu pelas críticas, sugestões e elogios!

    Abraços

    Alê

  17. Francisco 05. fev, 2010 at 09:55 #

    alezev Não me entenda mal, a arte está muito boa, poderia muito bem ser usada, Nos exemplos que você deu, tanto avatar quanto Batman, eles tinham os dois tipos de mídia, uma voltada ao publico infantil, e outra para o público mais adulto (que é o foco principal), a idéia é muito boa, mas no seu caso, apresentou nas três peças apenas um conteúdo infantilizado, com jeito de desenho animado. Eu não mudaria a idéia, mas sim a arte nela.
    Não sei, mas me remeteu ao Ben 10, e acho que essa analogia não é a publicidade que espera, pode afastar o seu publico alvo.
    Só finalizando, se eu visse esse tipo de publicidade, não iria assitir o filme como um filme de ação de herói, mas como um filme pixar ou disney infantil, adoraria ter o copo, e meu filho adoraria ter o briquedinho do Mc Donalds, mas acho que isso não seria o suficiente para me levar ao cinema, eu posso muito bem ter o copo e meu filho ter o brinquedinho sem precisar assistir esse filme que não me chamou a atenção. entendeu meu ponto de vista? Mas é só meu ponto de vista, o Thiago não precisa concordar! kkk

    Obrigado pela resposta e Boa sorte!

    • @alezev 05. fev, 2010 at 12:03 #

      Fala Francisco!

      De maneira nenhuma te entendi mal, rs! Só quis saber mais sobre a sua opinião mesmo!

      Você achou que a arte, então, ficou com cara de infantil? O que, na sua opinião, deu essa cara pra ela?

      Valeu pelos comentários, críticas e elogios! São sempre bem vindos!

      Abraço!

  18. Natacha 05. fev, 2010 at 14:49 #

    Oi Francisco!

    Primeiro, obrigada por comentar aqui o trampo. Respondendo ao que você disse, sei lá, eu não acho infantil, cara… eu mesma disse ao Alê, assim que vi o copo pronto, que eu ia querer um desses se fosse real, será que eu sou criançona? Será que os adultos não são ou não podem ser ‘crianças’ às vezes? Será que nós não queremos esse tipo de coisa também?

    Ainda mais quando se fala em cinema, cara, que é quando você sai da sua realidade pra entrar na realidade do que se passa dentro da telinha. Tangibilizar o filme com promoters e um copo não creio que seja uma má ideia.

    O fato dos caras estarem vestindo o uniforme do Lanterna Verde não dariam grande visibilidade ao lançamento, independente da idade? Não só pras crianças, mas praqueles que assistiam ou liam as histórias do super-herói? Você não meio que volta a ser criança de novo? Heheh

    Não sei se estou errada ou não, mas eu apostaria nessa ideia se fosse uma campanha de lançamento real.

    Mas, repito, muito obrigada por mostrar seu ponto de vista aqui. Valeu mesmo!

    Beijo!

  19. Francisco 05. fev, 2010 at 16:46 #

    Parabéns à dupla, você realmente sabem defender a idéia de vocês, e acho isso muito bom! É uma boa característica e que admiro muito, se acham que estão certos e estão dispostos a arriscar nisso, sigam em frente!
    Concordo plenamente com o que disseram, mas ainda não me convenceram, faltou o impacto visual e o suspense para me dar vontade de assistir e de me levar ao cinema. Como eu disse, a idéia é boa! Realmente o filme nos remete novamente a ser criança, mas não me faz querer assistir o filme, foi isso que quis dizer, apenas me faz querer ter os brindes do filme. Esse é o meu ponto de vista, não me convenceu, mas pode ser que funcione com a grande maioria do publico.

    Mais uma vez parabéns pela arte e pela criatividade e pela determinação!

  20. Silvia Zampar 06. fev, 2010 at 08:55 #

    Nossa, o pessoal mandou muito bem nos comentários. Nem sobrou nada pra mim (rs)
    - Pra constar, no Press Kit: “…basta apresentar o anel NA bilheteria…” (e não À)
    Nesse item tenho uma dúvida a respeito da mecânica: a pessoa apresenta, pega seus ingressos e fica sem o anel? Se fica com o anel, como ele deixaria de validar próximos ingressos, e próximos, e próximos?
    - Também não entendi como seria a mecânica para se conseguir o anel. É comprado? Onde? Quando? Por quem?
    - Ah! Em todos os cinemas que tenho ido (em Jundiaí, Campinas, São Paulo) não tenho mais visto a figura do “lanterninha”. Isso ainda existe? Acho que não…

    Realmente acho que tudo foi muito bem feito, planejaram um monte de itens legais, entretanto…

    Acredito que não temos aqui de todo uma ação “PRÉ” estreia, ou seja, entendi que o que se pede no briefing.
    Além do mais, o copo (combo) tá bacana, mas não é exatamente inovador, um monte de filmes já fez isso e, realmente, isso é muito mais voltado ao público infantil que adulto (apesar que como os adolescentes e jovens são os maiores frequentadores de cinema, e também o serão desse filme), eles curtirão o brinde.
    E ação nas ruas, nada?
    E em mídia impressa, televisiva, rádio ou outdoor, nada?
    E um marketinzinho de guerrilha maneiro, em local onde o PA esteja, com uma emboscada?
    É só pra pensarem mais e complementarem o que começaram a fazer de forma tão bem feita – rs

  21. victor oliveira 06. fev, 2010 at 09:04 #

    Muito bom, finalmente alguém saiu do fim do tunel dessa vez hehe.
    Gostei da proposta, simples e criativa.
    Não concordo é com os comentários que a peça ficou nfantil demais, até eu ainda corro atras desses brindes quando acho bacana. tenho um monte de boneco e brindes de fastfood por aqui hehe. essa lanterninha iria ser um sucesso com certeza.
    abraços

  22. Alexandre Azevedo 06. fev, 2010 at 11:11 #

    Oi, Silvia!

    Sobre a mecânica do anel – a pessoa que o recebeu continua com ele, não precisa entregar na entrada. Como serve de convite para apenas UMA sessão, não há problema nisso.

    Quanto a ação de pré-estréia, bem… Acredito que o que criamos é para pré-estréia sim! O envio de press kit contendo um convite para a pré-estréia tem de ser feito antes da estréia, a ação promocional do envio de conteúdo para celular via stand pode começar antes da estréia… Apenas a venda do copo que será feita assim que o filme estiver em cartaz! Além disso, não há no brief uma especificação quanto ao período que a campanha deve ser veiculada, acho incorreto dizer que o brief “pediu” uma ação apenas de pré-estréia. Por ser lançamento, deduz-se que seja antes da estréia do filme, mas nada impede que as ações criadas continuem durante o período de exibição nos cinemas (como todo e qualquer filme do gênero. Dando um exemplo atual: Avatar).

    Quanto as outras peças sugeridas, pensamos em muito mais coisas, porém o próprio site nos limita, quando impõe o envio de apenas 3 imagens por campanha, sendo que cada uma delas deva ter menos de 100kb… Honestamente, gostaríamos de ter apresentado mais peças, mas elas “não couberam”, então escolhemos estas!

    Agradeço pelas sugestões e opiniões. Estou muito feliz pelo meu trabalho e da Nat estar rendendo tantos comentários da galera, isso mostra que, no mínimo, o pessoal se interessou pela nossa criação e isso é muito gratificante!

    Alê

  23. lincolnccs 07. fev, 2010 at 10:04 #

    Gostei muito também da ação de vocês, o press, o anel, enfim, a DA ficou minimalista, divertida, atraente e principalmente passou muito bem a mensagem, que com certeza é o objetivo fundamental de qualquer campanha.

    Críticas construtivas sempre incentivam a sermos melhor, enquanto que as depreciativas, muitas vezes nos desvalorizam e inda mais quando são infudamentadas.

    E o que todos nós DA sabemos, ninguém é perfeito e nunca iremos agradar a todos.

    Parabéns para a dupla.

  24. Natacha_o 08. fev, 2010 at 19:21 #

    Silvia,

    acho que apresentar à bilheteria não tá incorreto não. Creio que o verbo apresentar seja bitransitivo, ou seja, quem apresenta, apresenta algo a alguém. Esse ‘alguém’, neste caso, está representado pela ‘bilheteria’. Se trocarmos anel por ‘documento’ e bilheteria por ‘exército’, por exemplo, teríamos a seguinte construção: deverá apresentar o documento AO exército. Acho que essa confusão acerca da regência do verbo apresentar exista por que ele pode ser também transitivo direto, apenas.

    Sobre a mecânica do anel, bom, realmente não havíamos deixado claro como ele seria validado, talvez por meio de um código que viesse junto com o anel, algo assim. Eu deveria ter explicado isso na mecânica.

    Sobre conseguir o anel: ele iria no press kit, não existiria um jeito de se ‘consegui-lo’. Todos que ganhassem o press kit teriam em mãos: um anel, que daria direito a dois ingressos para a pre-estreia (o que geraria mídia espontânea, e a primeira história do Lanerna Verde relançada.

    Quanto ao lanterninha, agora eu não sei… o cara que pega o ticket não é chamado de lanterninha também? rs… Como disse em um coment. lá em cima, o ‘lanterninha’ vestir a roupa foi apenas uma ideia que lançamos, mas não precisaria necessariamente ocorrer. Só o promotor junto ao stand já resolveria a situação.

    Gostaria de reforçar também o que o Alê falou, que o briefing não foi muito específico, além disso, creio eu que como não tínhamos informações sobre o enredo(achamos o roteiro mas não sabíamos se era uma fonte confiável), ficamos um pouco presos, tipo, “o que criar que não seja over demais?”, afinal, não tínhamos um ponto de partida definido… não sei se essa foi uma percepção nossa apenas, mas tivemos alguma dificuldadezinha pra começarmos a pensar… heheh

    Mesmo pq o Lanterna Verde não é muito conhecido, então… como despertar o interesse das pessoas que não têm conhecimento prévio das histórias do super-herói, sendo que nós, publicitários, não temos o conhecimento prévio da história do filme? heheh complicadinho.

    E o que o Alê disse é verdade mesmo, pensamos em diversas coisas, mas o psv ‘limita’ a apresentação a 3 jpgs.

    De qualquer forma, vimos que agradamos… e ficamos felizes com geral comentando. Valeu mesmo! :))

Qual seu parecer?